Métodos Culinários


Os diferentes métodos culinários alteram também a qualidade e as características dos alimentos, e desta forma, devem ser o mais variado possível, para que possa dispôr de todos os tipos de efeitos no organismo.
O ideal será também cozinhar com um fogão e um forno a gás. A electricidade, apesar de ser um combustível relativamente "limpo", afecta a qualidade e energia dos alimentos, uma vez que é transmitida aos mesmos.
Também deverá evitar os microondas. Embora práticos, existem alguns estudos que demonstram que o uso dos mesmos poderá danificar a integridade molecular dos alimentos, conduzindo a problemas de saúde.
Outros estudos indicam que o uso de microondas poderá aumentar o risco de cancro, criar desequilíbrios hormonais, assim como reduzir o valor nutricional dos alimentos.
Aqui nestas páginas poderá aprofundar esta questão:

http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2010/05/18/microwave-hazards.aspx 
http://www.ecolnews.com.br/microondas.htm
Voltando então aos métodos culinários, os principais métodos e seus efeitos são:
. Cozinhar no vapor: consiste em suspender os alimentos numa rede ou num recipiente com orifícios, sobre água a ferver. Este método contribui para a diminuição das perdas de nutrientes, pois os alimentos não estão em contacto com a água, ao mesmo tempo que se encontram ao abrigo do ar, preservam-se os constituintes, gostos e texturas dos alimentos. Ajuda a realçar mais o sabor de cada vegetal e demora menos tempo a preparar. Favorece o fígado e a vesícula biliar, o coração e o intestino delgado.
. Saltear: consiste em cozinhar os alimentos num wok, destapado e sobre lume forte, muito rapidamente numa pequena quantidade de gordura aquecida. Os alimentos a saltear, devem ser pouco espessos e fraccionados em pequenas dimensões. 
É um bom método para utilizar no Inverno, pois o saltear em óleo aumenta a temperatura do corpo. Melhora também a resistência física e favorece os pulmões e o intestino grosso.
. Estufar: implica uma pequena quantidade de líquido que é aquecido abaixo do ponto de ebulição, onde são acrescentados legumes, ervas e temperos que dão ao molho muito sabor e que nos levam a aproveitá-lo. Assim, conseguimos ingerir várias vitaminas e minerais que por arrasto saem dos alimentos e passam para o líquido. 
. Cozinhar no Forno: Torna os alimentos mais secos e mais "quentes", faz realçar a doçura e aumenta a quantidade de gordura dos alimentos. Não deve ser utilizado diariamente.
. Cozinhar sem Água (Nishime): Os vegetais cozinham no seu próprio sumo e é uma das melhores formas de cozinhar; os alimentos ficam com o sabor doce mais realçado; promove a estabilidade emocional e favorece o pâncreas, o baço e o estômago.
. Grelhar: contribui para uma menor ingestão de gordura não só porque é um método que não exige a sua adição, como também permite que a gordura de constituição seja libertada do alimento.
. Fritar: deve ser o menos utilizado. No entanto, faz parte de um dos métodos de cozedura, pelo que pode ser usado esporadicamente, utilizando-se sempre óleo de boa qualidade. O óleo de grainha de uva é um excelente óleo para fritar. Bom para usar em climas frios, e acompanhando sempre com nabo ralado, por exemplo, para facilitar a digestão e a absorção de gordura.



Sem comentários: