Utensílios de Cozinha

Existe uma série de utensílios que são essenciais na preparação e confecção de uma refeição natural.

.Tachos e panelas
O mais aconselhado para cozinhar são tachos e panelas e em aço inox, ferro fundido ou cerâmica não vidrada. O alumínio risca e oxida facilmente, libertando substâncias prejudiciais ai organismo, eleva demasiado a temperatura dos alimentos, destruindo-lhes o sabor e a vida.
. Wok
O wok para mim é essencial. Ter um bom wok em ferro fundido é uma óptima escolha. Os anti-aderentes, passado um tempo, acabam por se deteriorar, ao mesmo tempo que estará a ingerir pedaços da camada anti-aderente. Poderá desta forma fazer inúmeros salteados, de forma rápida e com um sabor delicioso.
. Faca japonesa
Uma peça fundamental é ter uma boa faca para cortar vegetais. As facas japonesas são uma boa opção, é um investimentos mas valer-lhe-á a pena. Passado algum tempo conseguirá cortar os vegetais de uma forma rápida e eficiente.
. Coador
Poderá dispor de 2 tipos de coador. Um maior, para lavar cereais, leguminosas, escoar massas, etc. Para sementes e outros alimentos mais pequenos, um coador de menor dimensão.
. Suribashi
O suribashi é uma peça de cerâmica com ranhuras, que serve para moer os alimentos, para fazer molhos, condimentos, etc.
. Utensílios madeira
Espátulas, colheres de pau, o ideal para mexer os alimentos durante a sua preparação e para servir. Não riscam e dão um sabor mais natural ao prato.
. Steamer
O steamer é um género de uma rede, por onde sai o vapor. Poderá optar por um steamer em aço inox ou bambu, e usá-lo para cozinhar no vapor ou para aquecer comida.
. Placa difusora
É uma placa que se usa por baixo das panelas, para cozinhar arroz, leguminosas, sopas, etc. Distribui o lume de uma forma mais harmoniosa e e evita que a comida se queime ou pegue à panela.
. Escova de vegetais
Use a escova para lavar os vegetais sem os descascar, se forem de origem biológica, uma vez que é na casca que se encontram a maior parte dos nutrientes. Caso não sejam de origem biológica, o melhor será mesmo optar por descascá-los.
. Tábua de cortar
Deve dispôr também de uma boa tábua de madeira para cortar os vegetais. Aconselha-se que seja humedecida antes da utilização, para não absorver o sumo dos vegetais.
. Panela de pressão
A panela de pressão serve essencialmente para cozinhar os cereais integrais e as leguminosas, já que têm tempos de cozedura bastantes longos. Conseguirá desta forma economizar gastos e tempo.







Sem comentários: