Como se tornar Vegetariano


Muitas pessoas, no início,  fazem do ser vegetariano um bicho de sete cabeças; ou pelo contrário, têm a ideia de que ser vegetariano é comer umas folhas de alface com tomate.
Por este motivo, em muitos casos, os vegetarianos recorrem a suplementos alimentares, para que possam, desta forma, dispor de todos os minerais e vitaminas necessários ao seu bem-estar.
Note-se que tornar-se vegetariano é simples, embora seja necessário ter uma noção básica da importância da combinação de certos alimentos, para que possamos dispôr de todos os nutrientes necessários ao nosso organismo.
Em parte torna-se algo intuitivo, pois a maior parte das vezes sentimos o que o nosso corpo precisa para se sentir bem. Mas o ter noção da importância da combinação de certos alimentos é fundamental.
Se formos à história e se pesquisarmos a alimentação de certos povos, ou mesmo a alimentação dos nossos avós e antepassados, apercebemo-nos de que possuiam uma alimentação muito básica, mas saudável e rica.
O exemplo da alimentação ancestral dos povos no Brasil é um exemplo disso. A tradição do arroz com feijão é um dos melhores exemplos. O arroz com feijão é um prato rico em nutrientes. Estes cereais, combinados, fornecem carboidratos e todos os aminoácidos essenciais, sendo portanto uma fonte completa de proteínas.
Também contém ferro, vitaminas do complexo B e cálcio. O feijão também fornece ferro.
Desta forma, em vez de um pedaço de carne, poderá optar por esta combinação, oferecendo a proteína necessária ao organismo.

Verifique como é fácil encontrar a maioria dos nutrientes quando se opta por uma alimentação vegetariana:
VITAMINAS
. vitamina a: vegetais de folha verde, cenouras, salsa, alface, agrião e espinafres.
. vitamina b1: amêndoas, feijão de soja, lentilhas, arroz integral, feijões.
. vitamina b2: sementes de girassol, farelo de arroz, feijão de soja, amendoins, millet, trigo, centeio e sementes de sésamo.
. vitamina c: salsa, agrião, couve, beterraba e rama de cenoura.
. vitamina d: vegetais. O sol é uma das melhores fontes de vitamina d.
. vitamina e: arroz e todos os cereais integrais, oleaginosas, leguminosas e vegetais de folha verde.
. vitamina f: óleos vegetais, azeite e óleo de sésamo.
vitamina k: vegetais de folha verde (couve, salsa, espinafres), arroz integral.

MINERAIS
. cálcio: sementes de sésamo, algas, vegetais de folha verde, oleaginosas e sementes de girassol.
. magnésio: algas, feijão de soja, lentilhas e vegetais de folha verde.
. fósforo: cerais integrais, algas, oleaginosas e feijões.
. potássio: algas, feijão de soja, frutos secos, oleaginosas e vegetais.
. ferro: algas, sementes de sésamo, vegetais de folha verde, feijões e arroz integral.
. iodo: algas e vegetais de folha verde.
. sódio: algas, vegetais de folha verde e frutos secos.

PROTEÍNAS
. Cereais integrais, feijões, oleaginosas e vegetais contêm todos os aminoácidos essenciais. Os produtos derivados do feijão de soja, como o miso e o shoyou são particularmente ricos nestes nutrientes.

GORDURAS E ÓLEOS
. Óleos e gorduras insaturadas. Óleos vegetais não refinados. A aveia é um dos cereais mais rico em gorduras.

CARBOHIDRATOS
. Podemos obter açúcar natural de qualidade através dos cereais integrais, vegetais, leguminosas e frutos.

Enfim, e teríamos uma lista bem extensa. A verdade é que é possível com uma alimentação baseada em vegetais, cereais e leguminosas obter todos os nutrientes necessários à saúde.
Outra questão que preocupa bastantes vezes os vegetarianos é a vitamina B12. De facto, esta vitamina encontra-se maioritariamente na carne ou no peixe. Mas a realidade é que a dose necessária ao organismo é tão ínfima que o corpo consegue armazená-la durante muito tempo. Por este motivo recomenda-se que sejam ingeridas com alguma regularidade algas marinhas, que são uma excelente fonte de B12.
Regra geral, uma alimentação bastante variada á partida será equilibrada, se mantivermos presente o uso de todos os alimentos disponíveis.
Existem inúmeras regras de combinação de alimentos. Podem ser condensadas na seguinte conclusão: a digestão é facilmente executada quando consumimos os alimentos em sua forma mais simples, sem muita mistura.

Em relação às cores, estas devem ser muito bem variadas num mesmo prato, pois sabe-se que todo e qualquer elemento da natureza tem a sua cor característica. As vitaminas e os sais minerais, cada um tem sua cor. Se o colorido for variado, é perfeitamente provável que naquele prato exista uma variedade de nutrientes, pois ao combinarmos as cores, combinamos também os elementos que as compõem.
Com relação à consistência, é importante variarmos num prato alimentos de consistência mais dura e outros mais moles, para que possamos desenvolver formas de mastigação diferentes para cada consistência.


Como vê, ser vegetariano é fácil, basta manter a mente alerta, consciente e ser criativo.



Sem comentários: