Receitas - Sopas

Sopa de Miso


Ingredientes:
. 1/2 cebola, às tirinhas
. 1 cenoura, às tirinhas
. 1 pedaço de abóbora, aos cubos
. 1 tira de alga wakamé
. 1 mão cheia de lentilhas vermelhas
. miso de cevada q.b.
. 1 pedaço de gengibre ralado
. cebolinho picado

Confecção:
Coloque a tira de alga de molho. Entretanto, corte os vegetais e coloque-os num tacho, juntamente com as lentilhas. Adicione agora a tira de alga já cortada.
Adicione água até cobrir os vegetais, e mais um pouco. Leve a cozer e deixe ferver cerca de 15 a 20min.
Baixe o lume, retire uma porção do caldo para uma taça, e junte cerca de 1 colher de sobremesa de miso por cada taça de sopa final. Desfaça o miso e junte agora ao caldo. Mexa.
Entretanto, rale um pedaço de gengibre, desligue o lume e esprema o sumo para dentro do tacho. Junte cebolinho picado.
E está pronta!




Sopa de Beterraba com Gengibre

Esta sopa é muito saborosa e muito nutritiva. O toque do gengibre dá-lhe um sabor fresco e diferente. E é fácil e muito rápida de confeccionar!



Ingredientes:
. 2 pedaços de abóbora
. 3 cenouras médias
. 1/2 cebola grande
. 1 pedaço de gengibre (4cm)
. 1 beterraba grande

Confecção:
Descascar a abóbora, as cenouras, a cebola e o gengibre e cortar em pedaços pequenos. Cobrir com água e juntar um pouco de sal e levar a cozer (cerca de 20min depois de começar a ferver estão cozidos).
Ao mesmo tempo, levar a beterraba com casca a cozer, numa caçarola á parte. O motivo pelo qual optei por cozer a beterraba à parte é para não perder a sua linda cor e não "tingir" os restantes vegetais.
Após a cozedura, retirar a pele à beterraba, cortá-la e juntar aos outros vegetais. Triturar tudo e juntar parte da água da cozedura da beterraba, caso seja necessário.
No fim, rectificar o sal e juntar 1 colher de sopa de azeite. Caso aprecie o sabor do gengibre, pode ainda ralar um pedaço e espremer o sumo para a sopa.
Guarnecer com sementes de sésamo e uma folhinha de hortelã.
Bom apetite!



Sopa Rica de Legumes com Miso 

Esta sopa é maravilhosa, e é uma óptima opção para quem tem pouco tempo para cozinhar e quer optar por algo mais leve mas nutritivo. É uma sopa muito completa, pois tem vegetais, cereais, leguminosa e algas.

Ingredientes:
. 1 cebola
. 1 pedaço de abóbora
. 1 cenoura
. 1 tira de alga wakame
. 1/3 copo de lentilhas vermelhas
. 1/3 copo de amaranto
. miso de cevada q.b
. 1 pedaço de gengibre ralado (cerca de 4cm)
. coentros q.b

Confecção:
Colocar a tira de wakame a demolhar em água mineral, de preferência, cerca de 5min.
Entretanto, cortar a cebola ao meio, no sentido longitudinal, e em seguida às tiras fininhas. A abóbora aos cubos pequenos, e a cenoura, às fatias diagonais e depois novamente em tirinhas mais finas.
Colocar a alga, os legumes, as lentilhas (depois de lavadas) e o amaranto numa panela grande, cobrir de água, tapar e levar a cozer. Passados cerca de 25min a ferver, juntar mais água, até obter a consistência desejada. Deixar cozer mais um pouco, até levantar fervura.
Em seguida, coloque num recipiente à parte 1 colher de sobremesa cheia de miso por cada tigela de sopa. Retire um pouco do caldo da sopa e misture, até desfazer completamente o miso. Baixe o lume e junte ao preparado. Não deixar ferver, pois o miso perde parte das suas qualidades se fervido.
Após apagar, espremer o sumo do gengibre já ralado, picar coentros frescos e juntar. Estes dois ingredientes dão-lhe um toque fantástico e muito fresco.


Sem comentários: