Razões para se tornar vegetariano


“Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as chances de sobrevivência da vida na Terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana. O estilo de vida vegetariano, por seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de tal maneira que melhorará em muito o destino da humanidade.” _Albert Einstein
Porque os cereais usados para alimentar animais poderiam ser usados para alimentar pessoas a morrer de fome
80% do terreno norte‑americano arável é usado para criar galinhas, porcos e outros animais; 70% dos cereais são usados na alimentação destes. Se estas quantidades gigantescas de cereais, soja e milho que alimentam os animais de criação intensiva estivessem disponíveis, haveria imensa comida para as pessoas que morrem de fome em todo o mundo.
Os países africanos - onde milhões morrem de fome - exportam grãos para o primeiro mundo para engordar animais que vão parar na mesa de jantar das nações ricas.
Se comêssemos as plantas que cultivamos ao invés de alimentar animais para corte, o déficit mundial de alimentos desapareceria da noite para o dia. Lembre-se que 100 acres de terra produz carne suficiente para 20 pessoas, grãos suficientes para alimentar 240 pessoas!

. Porque mais de metade de toda a água usada nos E.U.A. se destina à criação de animais para consumo
Uma dieta totalmente vegetariana carece de 1,2 m3 de água por dia, enquanto que uma dieta que inclua carne exige mais de 1,6 m3 de água diariamente.
São necessários, em média, 17000 litros de água para produzir 1kg de carne, mas apenas 1000 litros para produzir 1kg de trigo.

. Pelo planeta
Actualmente, uma grande área de floresta é destruída para dar lugar a pastos. O gás metano, libertado pelo gado, torna a pecuária responsável por mais de 25% do aquecimento global.

. Porque quando os animais sentem dor também gritam
Se os queimarmos, eles sentem; se os sujeitarmos a choque eléctricos, eles sentem. Os animais sentem dor da mesma forma e com a mesma intensidade que os humanos.
Sem esquecer a adrenalina (um hormônio) produzida no estresse da morte, as toxinas (lixo metabólico) e a uréia que circulavam no organismo e que, quando o animal é morto, se impregnam na carne. Ah, sim, e os microorganismos patogênicos: bactérias, vírus, protozoários; nenhum animal faz check-up antes de morrer,
Se você come carne, está consumindo hormônios que foram administrados aos animais. Ninguém sabe os efeitos que estes hormônios causam à saúde. Em alguns testes, um em cada 4 hambúrgueres contém hormônios de crescimento originalmente administrados ao gado.

. Porque uma dieta vegetariana faz a doença coronária retroceder
A dieta recomendada pela Associação Americana de Cardiologia, que inclui carne, continua a provocar arteriosclerose, ou seja, o entupimento das artérias, enquanto que a dieta vegana recomendada pelo Dr. Dean Ornish torna as artérias mais saudáveis. Durante um estudo, as pessoas que seguiam a dieta da Associação sofreram um agravamento do seu estado em 28%, ao contrário dos 8% de melhorias constatadas nos indivíduos que adoptaram a dieta do Dr. Dean Ornish.

. Porque a carne, esteja cortada como estiver, não deixa de o ser
Os outros animais são feitos de carne, ossos e sangue tal como nós, portanto “carne” é apenas um eufemismo para um cadáver em decomposição usado como comida.
Carne alguma mantém a cor vermelha e fresca por mais de 24 horas depois de cortada; adquire um tom cinzento, horrível: a verdadeira cor do cadáver em vias de decomposição. Para disfarçar isso, os produtores colocam nitratos – substâncias que tornam a carne vermelhinha e são altamente cancerígenos.

. Porque consumir carne e lacticínios engorda
A população em geral sofre cada vez mais de excesso de peso. Evitar carne é um dos melhores e mais simples caminhos para cortar a ingestão de gorduras. A criação moderna de animais provoca artificialmente a engorda para obter mais lucros. Ingerir gordura animal aumenta suas chances de ter um ataque cardíaco ou desenvolver cancro.
. Porque consumir carne e lacticínios provoca impotência
Adoptar uma dieta vegetariana é uma alternativa natural ao Viagra, pois antes da acção arteriosclerótica da carne provocar um ataque cardíaco, afecta outros órgãos vitais. Num estudo, ¼ dos homens entre os 40 e 79 anos de idade queixava‑se de disfunção eréctil frequente, enquanto que num outro estudo, metade dos homens acima dos 40 anos tinha alguns episódios de disfunção eréctil.

. Porque o nosso corpo está preparado para tal
Os nossos dentes estão preparados para moer o amimento, não para rasgar carne. Os carnívoros têm os dentes longos, pontiagudos. Os seres humanos têm 20 pré-molares, ideais para moer grãos, contra somente 4 dentes caninos.
Os humanos e os herbivoros têm o ácido do estômago 20 vezes menos concentrado que os carnívoros, e um tracto intestinal 10 a 12 vezes o comprimento do corpo; diferente dos carnívoros, que precisam de um tracto intestinal até 3 vezes o comprimento do corpo, para que a carne em decomposição possa ser eliminada rapidamente.

. Porque o corpo humano não precisa de carne, precisa de proteína
Uma dietas vegetariana possui todos os aminoácidos necessários para produzir qualquer proteína.

. Porque diminui o risco de doenças
Ser vegetariano diminui 40% o risco de cancro; quem não come carne tem 50% menos probabilidade de desenvolver diabetes, obesidade e hipertensão.
Toda carne animal – e não somente a “gorda” - contém gordura (contida nos músculos, o que lhe permite a flexibilidade). Uma vida de ingestão de carne é uma cuidadosa construção de doenças cardiovasculares, uma vez que a gordura se deposita nas artérias diminuindo o seu calibre. O sangue não circula mais livremente, pressionando as paredes dos vasos. Resultado: na meia-idade, a maioria das pessoas já toma medicamentos para hipertensão e colesterol, e é candidata potencial a infartos e derrames.
A idade de abate de um frango passou de sete semanas, em 1970, para 41 dias, em 2000. O peso de uma ave abatida passou de 1,8 kg para 2,2 kg, diz textualmente um agrônomo. Será que a Mãe Natureza reprogramou o frango? Não: foram os químicos acionados pela ganância humana.

. Porque os maiores génios que a humanidade já teve, eram vegetarianos
Coincidência? Abraham Lincoln, 16º presidente dos Estados Unidos; Albert Einstein, físico alemão; Aristóteles, filósofo grego; Charles Darwin, naturalista britânico; George Bernard Shaw, escritor; Isaac Newton, físico inglês; Leonardo da Vinci, pintor e inventor italiano; Pitágoras, matemático e filósofo grego; Platão, filósofo grego; Sócrates, filósofo grego; Thmoas Edison, inventor americano; Vincent Van Gogh, pintor neerlandês; Voltaire, filósofo e escritor francês.

. Porque os animais são indefesos
O vencedor do prémio Nobel, Isaac Bashevis Singer, considerou o especismo como a “mais extrema” forma de racismo pois os animais não se podem defender e são vítimas fáceis.

. Porque é muito mais fácil ser e manter-se elegante quando se é vegetariano.


Há um vídeo do qual gosto bastante sobre as razões para se tornar vegetariano, aconselho a todos verem:


“Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor.” _Pitágoras



1 comentário:

Sara disse...

Eu acho que é muito bom que é sempre bom ler sobre pessoas que realmente sabem um monte de coisas, eu espero ser capaz de escrever algo tão interessante em algum momento, eu acho que nós precisamos ir para relaxar restaurantes em sao paulo