Vegetarianismo, Veganismo, Macrobiótica – o que é


Vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne, peixe e seus derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, mas podem incluir na sua alimentação, leite, lacticínios e ovos. Desta forma, a dieta vegetariana não é exclusivamente vegetal. De acordo com a etimologia da palavra, vegetal deriva do latim vegetus, que significa “forte”, “vigoroso”, “saudável”.


Formas de vegetarianismo

Há várias formas de dietas vegetarianas, classificadas de acordo com os tipos de alimentos consumidos:

. Ovo-lacto vegetarianismo: dieta composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados . Lacto-vegetariano: dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e derivados.

. Ovo-vegetariano: inclui ovos na dieta, mas não laticínios.

. Vegetarianismo estrito: é uma dieta que exclui todos os produtos de origem animal. Vegetarianos estritos não comem, assim, qualquer tipo de carne, peixe, ovos, laticínios, mel, etc, retirando da dieta todos os produtos de origem animal. Essa forma de dieta é frequentemente confundida com o veganismo, mas, embora veganos sejam vegetarianos estritos, não são a mesma coisa.

. Frugívoro: consome apenas grãos, nozes e frutas.

. Crudívoro: consome apenas vegetais e frutos crús.


Veganismo é uma filosofia de vida conduzida por convicções éticas com base nos direitos dos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos. Os veganos boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufactura. Veganismo não é dieta, mas sim uma ideologia, que obviamente pressupõe uma alimentação estritamente vegetariana.

Macrobiótica, baseada em princípios milenares, chega-nos através das tradições orientais e ocidentais, e constitui-se como uma filosofia de vida, que abrange e unifica todos os aspectos da civilização humana e da ordem natural do universo. Etimologicamente, macrobiótica significa “grande vida”, makro (grande) e bios (vida). Desta forma, procura qualidade de vida a vários níveis (alimentação, exercíco, respiração, emoções, relações humanas). Os macrobióticos procuram ter uma alimentação de acordo com os ciclos da natureza e o local, isenta de produtos animais, e baseada fundamentalmente em cereais integrais, leguminosas, vegetais, algas, sementes, entre outros.

1 comentário:

Unknown disse...

Muito obrigado pelo excelente post!
Muito elucidativo, gostei muito.