sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O Outono...


Segundo a medicina oriental, o Outono está associado à energia metal – pulmões e intestino grosso, e há que cuidar destes órgãos ao longo da estação.
Os pulmões concedem-nos abertura, fé, é através deles que inspiramos a vida, o ar novo, ao mesmo tempo que eliminamos o ar impuro; o intestino grosso elimina os restos da nossa digestão. Ambos eliminam do nosso corpo aquilo que ele já não necessita. Por isso, se equilibrados, contribuem para o nosso bem estar emocional, alegria e em deixar ir o que passou.
Durante o outono uma mudança descendente ocorre: a luz diminui, os dias ficam mais curtos, e a energia desce de volta para a Terra para o ciclo adormecido. As folhas caem das árvores, os últimos frutos amadurecem, e a energia da vida contrai.
O arroz desenvolve-se neste período, assim como os legumes de folhas verdes, o agrião, a couve, as nabiças. Preferimos também as raízes (cenouras, nabos, etc). As cores da natureza passam para vermelhos, laranjas, castanhos, amarelos.
Nesta altura optamos por estufados, legumes doces, salteados, tartes, que nos ajudam a aquecer.


Os alimentos que realçam o elemento de metal são:

. Grãos: arroz integral, e arroz doce, mochi
. Vegetais: couve-flor, couve, couve chinesa, aipo, rabanetes, daikon, cebola, agrião, nabo, nabo, alho, pepino, alho francês, folhas verdes
. Feijão e leguminosas: feijão branco e feijão de soja preto
. Frutas: pêra, maçãs
. Ervas e Temperos: endro, erva-doce, tomilho, gengibre, canela, pimenta, manjericão e alecrim

O outono é uma época em que muitas pessoas experimentam problemas respiratórios, alergias se, bronquite, ou o frio primeiro da temporada. Todos os vegetais, frutas e ervas referidos ajudam a fortalecer os pulmões, a mover muco para fora do corpo, e limpar o aparelho digestivo.
A doçura da abóbora de inverno, a beterraba, complementam bem a qualidade picante/amargo de vegetais outono.

Sem comentários: