Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Propriedades Nutricionais da Quinoa*


A quinoa (também designada quinua) é uma planta originária da Colômbia, Peru e Chile, da qual se extrai um grão usado na alimentação que, juntamente com o milho e a batata, era a base do regime alimentar durante o Império Inca. No que se refere às propriedades nutricionais, a quinoa não contém glúten e é muito rica em proteína, zinco e ferro, tendo, por isso,
 uma ação cicatrizante, analgésica e anti-inflamatória.

A proteína presente na quinoa tem um alto valor biológico, contendo os 20 aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo. Entre eles, destacam-se a metionina e a lisina, que reforçam o sistema imunológico, a capacidade de aprendizagem e a memória, sendo por isso um alimento excelente para crianças e idosos. É ainda uma boa fonte de triptofano, aminoácido ligado à produção de serotonina no cérebro, responsável pelo humor, pela disposição e bem-estar.

A quinoa tem ainda um alto teor de fibras, que favorecem o funcionamento do intestino e prolongam a saciedade, além de ajudarem no controle dos níveis de colesterol, glicemia e triglicerídeos no sangue. É por isso que a quinoa pode ser um grande aliado para emagrecer com saúde e prevenir doenças.

Magnésio, potássio e manganês são outros minerais presentes na quinoa, que também contém vitaminas (B1, B2, B3, D e E) que controlam diversas funções do metabolismo.

A quinoa é considerada um alimento completo pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação). A Academia de Ciências dos Estados Unidos qualifica-a como o melhor alimento de origem vegetal para integrar o regime alimentar do ser humano, sendo selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração, devido ao seu extraordinário valor nutritivo. Graças às suas propriedades nutricionais, é particularmente recomendada no regime alimentar de:

Vegetarianos, por conseguir substituir o consumo de carne vermelha, sem qualquer prejuízo para o organismo;
Pessoas alérgicas ao leite de vaca e celíacos (pessoas que não podem consumir alimentos com glúten, ou seja, os que possuem cevada, aveia, trigo e centeio)
Idosos, já que ela estimula o fortalecimento do sistema imunológico
Pessoas portadoras de psoríase (doença autoimune crónica de pele), por possuir ómega 3 e ómega 6
Atletas, sobretudo antes e depois dos treinos.
Para quem pretende emagrecer, convém ainda salientar que, embora tendo praticamente o mesmo valor energético que o arroz integral (100 grs de quinoa crua têm 374 calorias e o arroz integral cru tem 350 calorias), a quinoa é um alimento pobre em gorduras.

Este cereal pode ser encontrado em forma de flocos, grãos e farinha, além de derivados como macarrão e barras energéticas. Cada uma destas formas de apresentação da quinoa permite uma preparação diferente em termos de consumo:

Os grãos podem ser usados em saladas, pastéis e bolos com legumes ou cozidos da mesma forma que o arroz, podendo mesmo substituí-lo.
Os flocos podem ser ingeridos ao pequeno-almoço, como acompanhamento de frutas, leite ou iogurtes.
A farinha, por sua vez, pode ser incluída em receitas de massas, pães, bolos e tortas.
Este cereal é, pois, um alimento nutricionalmente muito rico e versátil ao nível da sua utilização na preparação de refeições, com a vantagem de ser um ótimo aliado da saúde. Em investigações levadas a cabo nas últimas décadas, constatou-se mesmo que o seu valor nutritivo só é comparável ao leite materno, sendo mesmo o alimento mais completo que se conhece actualmente.

fonte: sodietas.com

Sem comentários:

Enviar um comentário